Trump e Kim Jong-un marcam encontro para 12 de junho

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (10/5) em uma publicação no Twitter, que a reunião histórica com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, acontecerá no próximo dia 12 de junho em Singapura.

“Nós dois vamos tentar fazer um momento muito especial para a paz mundial”, escreveu o líder norte-americano.

O republicano se posicionou a favor da reunião depois de a Coreia do Norte se comprometer a uma desnuclearização e a dar fim aos testes com mísseis balísticos. Ele também reconheceu que os exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA devem continuar.

O gesto ocorre 10 dias depois de um outro encontro histórico entre o ditador norte-coreano e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. A viagem foi a primeira que Kim fez ao exterior desde que sucedeu seu pai, Kim Jong-il, no poder, em 2011.

De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, o chefe de Estado chinês ofereceu um banquete para Kim e sua esposa. Kim afirmou que teve “conversas proveitosas” com Xi sobre o desenvolvimento de relações mútuas e sobre “manter a paz e a estabilidade na península coreana”.

 

 

Fonte: Quidnovi/Metrópoles