Economia & Finanças

Empresa aérea lança programa de milhagem com cupom de descontos

24/06/200919:33

Twitter  Facebook imprimir enviar para amigo comente essa notícia

A Azul Linhas Aéreas lançou nesta quarta-feira seu programa de milhagem, em um esforço para fidelizar clientes e ampliar sua participação no mercado aéreo brasileiro. No mês passado, a Azul --que começou a voar em dezembro de 2008-- ficou com a terceira posição do mercado aéreo nacional, com participação de 4,16 por cento, superando a WebJet, com 3,99 por cento. Ambas estão muito atrás das líderes do mercado, TAM e Gol, nessa ordem, com 44,90 por cento e 42,02 por cento do mercado doméstico em maio.

         De acordo com a empresa, os clientes que se cadastrarem no programa "Tudo Azul" terão 5 por cento do valor pago nas passagens depositados em um banco de milhas. A cada 50 reais, o cliente receberá um cupom de desconto para ser usado na compra de novos bilhetes. Cada voucher de 50 reais terá validade de 1 ano, e os clientes que já voaram pela companhia aérea desde o início das operações também podem solicitar seus cupons.

          Sobre o desempenho da Azul em maio, o diretor de marketing da empresa, Gianfranco Beting, destacou, além do ganho de market share, o índice de ocupação dos aviões da companhia no último mês, de 79,2 por cento, cerca de 20 pontos percentuais acima da média do mercado. "Alcançamos esse patamar em um ambiente de concorrência forte, em que há excesso de capacidade", declarou o executivo.

          O presidente da companhia aérea, Pedro Janot, destacou que a estratégia da Azul não será alterada nos próximos meses, e os voos continuarão concentrados no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Janot acenou com a possibilidade de começar a fazer ligações diretas entre as capitais do Nordeste em 2012 ou 2013, ou antes disso. "Há um plano dos governadores do Nordeste para financiar a aviação regional, o que pode antecipar esse plano das ligações diretas no Nordeste", afirmou.

A próxima rota da companhia, de acordo com o presidente da Azul, será entre Campinas e Belo Horizonte (MG), com quatro frequências diárias."Até o fim do ano voaremos para mais uma cidade no Nordeste e para uma cidade no Centro-Oeste", antecipou o presidente da Azul. Ele anunciou que a empresa vai receber na semana que vem o 12º avião da frota. A previsão é terminar 2009 com 15 jatos. (Maurício Nogueira)