Mecânicos do DF criam réplicas de carros e motos em miniatura

Dois irmãos que trabalham como mecânicos no Distrito Federal se juntaram para criar réplicas de motos e carros em miniatura. Os “brinquedos” funcionam de verdade e chegam a alcançar a velocidade de 40 km/h. Os protótipos levam, em média, seis meses para ficar prontos e têm deixado adultos e crianças impressionados com a riqueza de detalhes das peças.

A ideia surgiu no ano passado, quando um dos irmãos, morador da região de Arniqueiras, Leonardo Cherubine, pensou em fazer um brinquedo novo para a filha. Segundo ele, a menina “curte aventuras”.

A decisão de investir no projeto foi tomada após Leonardo sofrer um mal súbito em consequência de um transtorno de ansiedade generalizada.

“Eu tinha que deixar alguma coisa pra minha filha, algum legado, algum presente que a deixe alegre. Aí foi criada a moto pra ela, com todo carinho.”

Moto original ao lado de réplica criada por irmãos mecânicos do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)Moto original ao lado de réplica criada por irmãos mecânicos do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Moto original ao lado de réplica criada por irmãos mecânicos do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Já o irmão do mecânico, que também trabalhava na manutenção de maquinários, não acreditou na ideia. Na época, Rogério Fenner lembra que achou que os desenhos do irmão não sairiam do papel.

“Achei que isso era uma viagem realmente da cabeça dele, que não ia desenvolver numa empresa jamais.”

Após longas conversas e tentativas de convecimento, os dois resolveram investir no projeto para desenvolver carros e motos em miniaturas. Buscaram peças e atualmente, com o negócio em pleno crescimento, contam que já “quebraram muito a cabeça”.

“A gente deve ter criado uns trinta ‘Frankensteins’ diferente aqui. Tudo a gente cortava. A gente fazia e dava errado. Fazia de novo. Perdia muita peça.”

Mecânico Leonardo Cherubine é um dos desenvolvedores das motos e carros em miniatura, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)Mecânico Leonardo Cherubine é um dos desenvolvedores das motos e carros em miniatura, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Mecânico Leonardo Cherubine é um dos desenvolvedores das motos e carros em miniatura, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Brinquedo de adulto

A primeira máquina ficou pronta no ano passado. A minimoto criada pelos irmãos serviu como base para outros projetos que surgiram depois, inclusive de veículos quatro rodas.

A empresa da família, que até então só cuidava da manutenção de equipamentos, entrou em outro mercado e atualmente desenvolve binquedos customizados em Brasília. Segundo a dupla, o projeto está dando tão certo que pensam em ampliar o negócio.

“Se Deus quiser, a gente vai começar a fazer pro Brasil todo.”

Fonte: Quidnovi/G1