Lewis Hamilton GP do Azerbaijão e assume a ponta do Mundial

Lewis Hamilton vinha numa discreta terceira posição em Baku, diante do domínio de Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. Mas, como num passe de mágica, uma série de acontecimentos mudou a corrida, e o inglês herdou a liderança a três voltas do fim para vencer pela primeira vez na temporada. E mais: o piloto da Mercedes assumiu a primeira posição no campeonato com 70 pontos, contra 66 de Vettel.

A corrida no Azerbaijão teve uma reviravolta quando Max Verstappen e Daniel Ricciardo se chocaram na briga pela quarta posição e provocaram intervenção do safety car. Bottas, que ainda não tinha feito o pit stop e liderava temporariamente, aproveitou para trocar os pneus supermacios usados desde a largada por ultramacios novos, enquanto Vettel, que já havia feito a mudança de supermacios para macios, fez novo pit stop para ficar nas mesmas condições do finlandês nas voltas finais e tentar um ataque.

Na relargada, Vettel tentou ultrapassar Bottas, mas errou a freada no fim da reta dos boxes e perdeu a segunda e terceira posições para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Mas logo depois o finlandês deu um incrível azar ao passar em cima de um detrito na reta dos boxes e ter o pneu traseiro direito furado, tendo de abandonar. Hamilton cruzou a linha de chegada com tranquilidade à frente de Raikkonen e Sergio Perez, que passou Vettel e jogou o alemão quarto.

Completaram a zona de pontuação, da quinta à décima posições Carlos Sainz (Renault), Charles Leclerc (Sauber), Fernando Alonso (McLaren), Lance Stroll (Williams), Stoffel Vandoorne (McLaren) e Brendon Hartley (STR).

Veja o resultado final do GP do Azerbaijão

Resultado final do GP do Azerbaijão (Foto: Reprodução/rede social)Resultado final do GP do Azerbaijão (Foto: Reprodução/rede social)

Resultado final do GP do Azerbaijão (Foto: Reprodução/rede social)

O pódio

O que eles disseram?

HAMILTON: “Foi uma corrida bem emocionante. Valtteri merecia a vitória. É um sentimento ímpar estar aqui mas eu não desisti”

Formula 1

@F1

HAM: “It was quite an emotional race. Valtteri deserved the win. It feels odd to be up here but I didn’t give up” 🇦🇿

RAIKKONEN: “A largada não foi a ideal para mim. Foi uma corrida difícil depois disso”

Formula 1

@F1

RAI: “The start wasn’t ideal for me. It was a difficult race after that and it wasn’t very easy” 🇦🇿

Formula 1

@F1

PER: “I am speechless!”

He’s the first driver to take a second podium in Baku! 💪 🇦🇿

O que você precisa saber sobre o GP do Azerbaijão?

– Hamilton encerrou jejum de seis corridas sem vitória.

– Perez conquistou o segundo pódio em três corridas no Azerbaijão.

– Primeiros pontos de Charles Leclerc na Fórmula 1. O monegasco foi eleito o Piloto do Dia em votação da categoria.

– Primeira pontuação da Williams neste campeonato, com Stroll.

 

Fonte: Quidnovi/GE